Você sabia que chegou a existir um projeto de Fusca 4 portas? Entre os anos de 1959 e 1982 o pequeno sedã reinou fácil por aqui, sendo líder de vendas! Mas os anos 80 não trazia apenas o início da evolução tecnológica e o nascimento das grandes empresas como IBM, Microsoft e Apple, o consumidor começava a procurar por carros mais espaçosos, tanto para os passageiros, quanto para as bagagens.

Nesta época, lá fora, não aqui pelo Brasil, os pequenos compactos japoneses como o Toyota MR2, Mazda MX-3 e até o Honda Civic ajudaram o Japão a ultrapassar os Estados Unidos e tornou-se o maior produtor de automóveis.

A busca pelo Fusca 4 Portas

A Volkswagen ligava o alerta e começava a repensar sua linha e opções disponíveis. Os projetistas da Auto Union, NSU (Audi), Porsche, Volkswagen, e estúdios de design, como Pininfarina e Bertone, começaram a trabalhar. Não demorou muito para os protótipos surgirem.

O chefe de design da VW em 1970 era Herbert Schäfer, que liderou e conduziu o time para o projeto que quase foi o Fusca 4 portas. Ele utilizava, logicamente, a base do fusca, tinha para-lamas sobressalentes e faróis arredondados com as setas em destaque, características inconfundíveis e clássicas do fusquinha!

fusca 4 portas prototipo

Para acomodar as portas traseiras e trazer espaço e conforto aos passageiros o entre-eixos foi aumentado juntamente com os vidros das janelas traseiras.

Como você deve saber, por que nunca viu um de fábrica, o Fusca 4 portas nunca passou de um protótipo. Hoje nem este exemplar a Volkswagen possui em seu acervo, ele desapareceu. Uma pena para a história do carro.

Porém o trabalho não ficou totalmente perdido! O projeto foi reaproveitado no VW 1302 conhecido como Super Beetle ou FUSCÃO, lançado em 1971.

Mas e o Fusca “Zé do Caixão”?

Para começar vamos deixar claro algumas coisas. O Zé do Caixão é o apelido do VW 1600 e não é um Fusca e também não foi o primeiro VW 4 portas do mundo!

Segundo a Revista Auto Esporte “o VW 1600 carregou consigo uma lenda: ele teria sido o primeiro Volkswagen quatro portas produzido no mundo. Será que foi mesmo? Sendo bem direto: não. A resposta está clara nos acervos do MIAU, o Museu da Imprensa Automotiva.”

Foto: MIAU – Museu da Imprensa Automotiva

Ainda segundo a revista Auto Esporte “o VW 1600 foi lançado em 21 de novembro de 1968, exatamente um dia antes da abertura oficial do Salão do Automóvel no Parque Ibirapuera – aliás o último realizado ali. Dividiu as atenções com outros dois importantes lançamentos daquele ano, o Chevrolet Opala e o Ford Corcel. Três meses antes a matriz Volkswagen alemã lançou os modelos 411, entre os quais havia um modelo de quatro portas. Seu estilo era mais para um hatch, mas tecnicamente é um sedã, com três volumes separados, ainda que com motor traseiro e porta-malas dianteiro (assim como o VW 1600). Assim, a princípio, nem mesmo o primeiro ‘sedã 4 portas’ VW do mundo o Zé do Caixão pode ser considerado – isso para não entrar na polêmica de que o Fusca também é um sedã, sendo inclusive sua denominação oficial Sedan por muitos anos, até virar, aqui, Fusca.

E o Fusca 4 Portas Alemão de 1952?

Segundo o blog Planeta Fusca, oFusca 4 portas existe , mas é realmente muito raro e existem poucas unidades na Alemanha. Fabricado em 1952 pela VW para ser táxi na Alemanha.” O blog não dá mais detalhes da história e do projeto, mas consegui apurar que não houve produção em série, apenas algumas unidades, temos fotos que comprovam que ele realmente existiu:

O nascimento do Gol Quadrado

A curiosidade aqui entretanto, é que a Volks continuou a busca para encontrar um modelo para “barrar” o crescimento dos compactos asiáticos que mencionamos no início deste artigo, lembra? Então, o projeto EA 266, derivado do Fusca 4 portas chegou bem próximo das exigências da VW para o novo modelo competitivo, mas o desempenho do motor boxer deixava a desejar. Outro ponto é que em 1971 chegou a Volkswagen teve queda de 94% em seus lucros. Kurt Lotz foi demitido e Rudolf Leiding assumiu o posto.

1ª Geração do Gol – Google Reprodução

Após estudar os projetos, o cenário e a situação da empresa concluiu que o custo de desenvolvimento do EA 266 estava alto o suficiente para não fazer deste, um carro que pudesse competir no mercado. Rapidamente ele parou completamente o projeto.

Na sequência o projeto 276, derivado do Fusca 4 Portas, que foi derivado do EA 266 (não necessariamente nessa ordem, calma, não se perca…) vingou e nascia ali o Gol Quadrado lançado no Brasil em 1980 com suspensão McPherson e motor boxer refrigerado a ar!

Primeiro Protótipo (EA 276) e a versão final do primeiro Golf – Google Reprodução

E a derivação até chegar ao Golf!

Na continuidade destes projetos, Giugiaro desenhou o Golf. Nascia ali o carro que já está em sua oitava geração e ultrapassou o Fusca em número de vendas no mundo. Ele deve muito a este projeto do Fusca 4 portas que não foi pra frente!

Golf 1974 – Google Reprodução

Protótipo do EA 276 em uma exposição em Turim – Google Reprodução

 

Comparativo 1ª e 7ª Geração do Golf – Google | Reprodução

Utilizamos os seguintes materiais, disponíveis na internet e consultado em 17/04/2020:
Como o fracasso do Fusca 4-portas deu origem ao VW Golf, da Revista 4 Rodas
Década de 80, na Wikipédia
Fusca, na Wikipédia
– A História do Fusca, no site Fusca Clube Brasil (não disponível mais – 23/08/2022)
Dossiê Zé do Caixão: ele foi mesmo o primeiro VW quatro portas do mundo?, na Revista Auto Esporte
O verdadeiro Fusca 4 portas, do Blog Planeta Fusca

Que história bacana! Curtiu? Deixe nos comentários.

 

Aviso:

Este Blog é independente e não é produzido, patrocinado ou afiliado com a marca/empresa Volkswagen™. Todas as opiniões expressadas no Blog blogdofusca.com.br ou em nossas redes sociais não tem nenhuma relação e podem não ser as mesmas da Volkswagen™ e/ou seus fundadores.


This Blog is independent and is not produced, sponsored or affiliated with the Volkswagen™ brand/company. All opinions expressed on the Blogdofusca.com.br or on our social networks have no relation and may not be the same as those of Volkswagen™ and/or its founders.

2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você vai gostar também