A canção foi escrita em 1978 por Atílio Versuti, que diz nunca ter recebido um centavo de direitos autorais! Ela foi lançada no mesmo ano pela dupla Geovante e Mariel. Foi um sucesso estrondoso, tanto que outros artistas se aproveitaram do momento e a regravaram, entre eles, Trio Parada Dura e Almir Rogério.

Curiosidades

#1 O compositor Atílio Versuti alega não ter recebido nenhum centavo pela composição da música. Em um programa sensacionalista de Geraldo Luis ele revela este e outros segredos escondidos há anos. Tem que ter um pouco de paciência para assistir, mas se você estiver muito interessado vai saber tudo sobre a história da música.


#2 Ela foi escrita em 1978 e gravada primeiramente pelo Trio Gladiadores, mas somente no ano de 1982 ela alcançou sucesso nacional na voz de Almir Rogério


#3 Xuxa estrelou um filme baseado na história da música em 1983, um ano depois da música alcançar o sucesso nacional. O filme foi muito criticado e até hoje é lembrado por ser lançado quando a música já havia saído das paradas de sucesso, com forte competição no mercado por conta dos filmes de pornô xanxada, foi um fracasso de público.

filme_fuscao_preto_1983


#4 O Fuscão Preto não pertencia ao compositor da música, muito menos a tem a ver com a história da suposta “troca ou traição”. Ele viu um fuscão preto chegar com a esposa de um conhecido. O casal era de outra cidade, mas se encontrava lá porque era mais tranquilo. Daí surgiu a letra da música!


Veja também:
As maiores curiosidades sobre o Fusca que você nem imaginava
Melhores Perfis no Instagram de Donos de Fuscas para você seguir e se inspirar


#5 Entre as regravações mais importantes estão: Vandeirante, Zé Batista e Darlon (1979), Os Gladiadores (1980), Zé Tapera & Teodoro (1980), Gilberto & Gilmar (1981), Miramar & Miraí (1981), Teodoro & Sampaio (1981), Trio Parada Dura (1981), Duo Ciriema (1981), Duo Guarujá (1981), Nestor & Nestorzinho (1981), Almir Rogério (1981), Miltinho Rodrigues (1982), Silveira & Silveirinha (1982), Delmir (1982), Renee & Vilmon (1982), Mococa & Moraci (1983), Sábado & Domingo (1983), Jeca Mineiro & Luizinho (1983)


#6 A música conta com várias versões em estilos musicais diferentes, mas uma que se destacou e fez muito sucesso foi a versão “Punk Rock” da banda Magazine, gravada e lançada em 1983


#7 De acordo com a Tabela de Cores do Fusca, os veículos pretos foram fabricados apenas para viaturas da polícia e veículos especiais


Letra da música

Me disseram que ela foi vista com outro
Num fuscão preto pela cidade a rodar
Bem vestida igual à dama da noite
Cheirando a álcool e fumando sem parar
Meu Deus do céu diga que isso é mentira
Se for verdade esclareça por favor
Daí a pouco eu mesmo vi o fuscão
E os dois juntos se desmanchando em amor

Refrão:

Fuscão preto
Você é feito de aço
Fez o meu peito em pedaços
Também aprendeu a matar

Fuscão preto
Com o seu ronco maldito
Meu castelo tão bonito
Você fez desmoronar

 

Aviso:

Este Blog é independente e não é produzido, patrocinado ou afiliado com a marca/empresa Volkswagen™. Todas as opiniões expressadas no Blog blogdofusca.com.br ou em nossas redes sociais não tem nenhuma relação e podem não ser as mesmas da Volkswagen™ e/ou seus fundadores.


This Blog is independent and is not produced, sponsored or affiliated with the Volkswagen™ brand/company. All opinions expressed on the Blogdofusca.com.br or on our social networks have no relation and may not be the same as those of Volkswagen™ and/or its founders.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você vai gostar também