As maiores curiosidades sobre o Fusca: A história do fusca começa na Alemanha, durante o período nazista, quando Adolf Hitler pede a Ferdinand Porsche para projetar o primeiro veículo acessível a todos, financeiramente falando, além de servir como propaganda publicitária de desenvolvimento do governo.

As principais exigências do projeto eram: carregar dois adultos e três crianças (uma tradicional família alemã da época); alcançar e manter a velocidade média de 100 km/h; ter consumo de combustível superior a 13 km/l; refrigeração e preço inferior a mil marcos imperiais. Aqui vamos listar as maiores curiosidades que você nem imaginava que o nosso adorável “fusquinha” podia ter! Se gostar, deixe nos comentários.

 

  • #1 O primeiro Fusca foi produzido no ano de 1938 na Alemanha

    Abertura da fábrica da Volkswagen, com a presença de Hitler – Divulgação Volkswagen
    Abertura da fábrica da Volkswagen, com a presença de Hitler – Divulgação Volkswagen

     


  • #2 O nome do Fusca, na Inglaterra e nos EUA, é ‘Beetle’, que em inglês significa besouro. Na Espanha o carro é chamado de ‘Escarabajo’, que também significa besouro. O design tem mesmo uma semelhança, não acha?

  • #3 Já no México ele recebeu o nome de Vocho, que significa “Tu” ou Pulguita, que significa pulguinha

  • #4 O Fusca é o 4º carro mais vendido na história da humanidade com 24 milhões de unidades no mundo! A lista dos mais vendidos é composta por Toyota Corolla, com 40 milhões de unidades vendidas, Ford F-150, com 35 milhões de unidades e o Volkswagen Golf com 27 milhões

  • #5 O Fusca foi o automóvel que popularizou a montadora Volkswagen no mundo e, principalmente, no Brasil. Ao todo, foram 3 milhões de unidades emplacadas, suficiente para colocá-lo em 3º no ranking dos mais vendidos nacionalmente

  • #6 O Fusca tem um Dia Nacional no calendário, 20 de Janeiro. Em São Paulo ele faz parte do calendário oficial da cidade

  • #7 Em 1995 foi registrado o maior encontro de fuscas do mundo, em Interlagos/SP, com incríveis 2.728 carros reunidos!!! O feito foi para no Guinness Book (“O Livro do Recordes”)
    Em 1995 foi registrado o maior encontro de fuscas do mundo
    Em 1995 foi registrado o maior encontro de fuscas do mundo

  • #8 A Volkswagen Alemã guarda em seu museu histórico apenas o protótipo NSU 32, por que os protótipos dos VW 3 e VW 30 originais foram destruídos na guerra. Existem réplicas em exposição
    Protótipos dos VW 3 e VW 30 originais foram destruídos na guerra
    Protótipos dos VW 3 e VW 30 originais foram destruídos na guerra

  • #9 Ainda falando dos protótipos iniciais projetados pelo Ferdinand Porsche, foram feitos oficialmente 38 protótipos até a definição do projeto do Fusca: 01 V1, 01 V2, 03 VW3, 30 VW30 e 03 unidades do VW38 de madeira. O número não é exato e todos foram destruídos

  • #10 Entre 1963 e 1995 o californiano Albert Klein bateu o recorde mundial de rodagem com um fusca, com a marca de 2.515.852 Km percorridos

  • #11 Durante 27 anos, o Fusca recebeu mais de 2.700 inovações, mas nunca alterou o projeto original básico!

  • #12 Por algum motivo até hoje não estudado, o Fusca ganhou fama de ser o único carro de baixo custo capaz de romper quase todos os obstáculos difíceis possíveis, como alagamentos, subidas íngremes, piso escorregadio, grandes buracos na pista. Nem a própria Volkswagen diz saber!

  • #13 A cidade de Cunha, no estado de São Paulo, possui a maior frota de fuscas no país. Dos 12 mil moradores dos distritos rurais, aproximadamente 1.300 “besourinhos” rodam pelo município, de acordo com a prefeitura local

  • #14 Suspensões valentes, tração traseira e mecânica de simples manutenção são os itens destacados em unanimidade pelos proprietários e ex-proprietários de fuscas, como as principais caraterísticas que trazem tanto amor e apego ao carro
    Suspensões valentes, tração traseira e mecânica de simples


  • #15 Os primeiros fuscas vinham com o emblema que representava o Castelo de Wolfsburg, cidade independente da Alemanha localizada no estado de Baixa Saxônia, conhecida por ser a sede da empresa automobilística Volkswagen
    emblema que representava o Castelo de Wolfsburg


  • #16 O Dia Mundial do Fusca é comemorado em 22 de junho por que em 22/06/1934, foi assinado o contrato com Ferdinand Porsche para que produzisse um carro robusto, compacto e acessível. Esse foi o começo da história do nosso conhecido Fusca. Por isso, o dia 22 de junho, é um dia de recordar e comemorar esse ícone que revolucionou a história automobilística. (Texto cedido pela Volkswagen)
    Dia Mundial do Fusca é comemorado em 22 de junho
    Dia Mundial do Fusca é comemorado em 22 de junho. Reprodução: Volkswagen.

  • #17 O Fusca, aqui no Brasil, deu origem aos seguintes carros: 1600 4P, Kombi, TL, Variant, Variant II, Brasilia, Karmann-Ghia, Karmann-Ghia TC, SP-1/SP-2, e ainda teve seu motor usado nos primeiros Gol e Saveiro

    primeiro logotipo e usado como emblema da Volkswagen nos primeiros Fuscas

    #18 O primeiro logotipo e usado como emblema da Volkswagen nos primeiros Fuscas era uma estilização da Cruz Suástica. Por razões óbvias parou de ser usado e a marca não costuma fazer referências a ele


  • #19 O recorde de o maior número de pessoas dentro de um Fusca é de 25 pessoas. A marca foi alcançada no ano 2000, na Áustria
    recorde de o maior número de pessoas dentro de um Fusca é de 25 pessoas
    Recorde de o maior número de pessoas dentro de um Fusca é de 25 pessoas

  • #20 Em 1954 o Fusca ganhou o Rally de Monte Carlo. Ganhar este rally dá ao carro vencedor notoriedade e publicidade. Desde 1973, este rally tem sido disputado em Janeiro e é o primeiro rally do WRC, e mais recentemente em 1991, os pilotos puderam escolher o ponto de partida de entre as cinco avenidas equidistantes do centro. Com variações de condições atmosféricas tão inconstantes, desde o ponto de partida, desde piso seco, piso molhado, neve e gelo, e por vezes todos eles numa etapa só

  • #21 Ele foi eleito o carro mais influente do século 20 pela Global Automotive Elections Foundation
    carro mais influente do século 20


  • #22 Fusca Anfíbio: o modelo foi usado muitas vezes para passeios aquáticos. Pelo fato do carro ser bem selado, muitos aventureiros jogaram seus Fuscas na água por diversão
    Fusca Anfíbio

  • #23 A campanha de lançamento do Fusca nos EUA é referência mundial. Nos 1940 e 1950 a cultura americana era (ainda hoje é assim) a de produzir em larga escala, construir grandes casas e grandes prédios e fábricas. Como uma revolução de mentalidade, indo na contramão dessa cultura, a Volkswagen surpreendeu e lançou a campanha “Think Small“, ou em bom português “Pense Pequeno”:
    campanha “Think Small“, ou em bom português “Pense Pequeno”

Propaganda da volta do Fusca em 1994


  • #25 No Brasil, o modelo foi primeiramente batizado de Volkswagen Sedan, Mas logo passou a ser chamado de “Fusca”. O novo nome acabou sendo adotado pela fabricante. Sua origem tem a forma como os brasileiros pronunciavam a Volkswagen. Em alemão, o “V” tem som de “F” e o W tem som de “V”. No caso da sigla VW, os alemães da empresa pronunciavam algo como “fauvê”. Daí pra virar “Fusca” foi um pulo.

  • #26 Durante 23 anos seguidos (desde o lançamento até 1982), o Fusca foi o carro mais vendido do Brasil
    Fusca foi o carro mais vendido do Brasil 


  • #27 O “carro do povo” deu início à Volkswagen. O símbolo da marca, um “V” sobre “W”, são as iniciais de Volks (povo) e Wagen (veículo)


  •  #28 O primeiro nome do Fusca, KdF-Wagen, foi originário do lema Kraft durch Freude (Força pela Diversão). Este nome rapidamente entrou em desuso perante a força dos nomes Volkswagen e Beetle

  • #29 O motor boxer de quatro cilindros (985 c.c. e 22,5 cv) com refrigeração a ar se manteve como a base do propulsor até ao final de vida do modelo, em 2003.

  • #30  A primeira versão conversível oficial foi lançada em julho de 1949
    primeira versão conversível do fusca


  • #31 O Fusca nº 15.007.034 saiu da linha de montagem para destronar o Ford T como automóvel mais produzido do planeta em 17 de fevereiro de 1972

  • #32 Este é o último fusca produzido no Brasil, o famoso 6619

 

Aviso:

Este Blog é independente e não é produzido, patrocinado ou afiliado com a marca/empresa Volkswagen™. Todas as opiniões expressadas no Blog blogdofusca.com.br ou em nossas redes sociais não tem nenhuma relação e podem não ser as mesmas da Volkswagen™ e/ou seus fundadores.


This Blog is independent and is not produced, sponsored or affiliated with the Volkswagen™ brand/company. All opinions expressed on the Blogdofusca.com.br or on our social networks have no relation and may not be the same as those of Volkswagen™ and/or its founders.

2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você vai gostar também