O Fusca mais antigo do mundo ainda rodando é um modelo Käfer 1942 do alemão Otto Weymann. Seguindo a linhagem dos modelos Käfer, o carro de Otto Weyman é um veículo originado para fins militares.
Os registros oficiais dizem que o veículo nasceu como um Kübelwagen, chassi nº 8032, produzido em 20 de maio de 1942 – ainda em meio à 2ª Guerra Mundial!
Sobrevivendo em meio a Guerra!
O Kübelwagen foi usado para fins militares por alguns anos. Primeiro, por um escritório das forças armadas na cidade de Kassel. Depois, pela Wehrmacht, as forças armadas do Terceiro Reich. Em seguida levado para a base aérea de Riem, em Munique. Então a 2ª Guerra acabou, os americanos venceram e confiscaram tudo o que os alemães tinham, incluindo o Kübelwagen. Os vencedores da guerra levaram o carro de volta para a fábrica da Volkswagen, onde recebeu uma nova carroceria, fabricada depois da Guerra – uma carroceria de Fusca.
Veja também:
– Último Fusca produzido no mundo
– As maiores curiosidades sobre o Fusca que você nem imaginava
De mão em mão até Weymann
Pelo menos cinco donos haviam colocado suas mãos no Fusca antes de Weymann. Em 1950, o carro foi vendido ao encanador Albert Ludwig. Depois dele, no ano seguinte, quem o comprou foi o pianista Heinz Clemens e, em 1952, o médico veterinário Erich Scheurer. Já em 1957 o Dr. Scheurer vendeu o Fusca a um amigo, o Dr. Heinz Nützel, que em pouco tempo o vendeu a um homem chamado Markus Hermann, que ficou com ele até 1967 e o vendeu por achar o porta-malas pequeno demais.
O Fusca ficou abandonado em um depósito até 1974, quando Weymann o encontrou na seção de classificados de uma revista especializada em VW. “Àquela altura o carro já era uma raridade, e eu soube naquele momento que precisava comprá-lo”. O ourives aposentado nascido em 1937 (cinco anos antes do carro) não é o primeiro dono, mas é o que está há mais tempo com o carro. Ele o comprou em 1975 e o dirige regularmente desde então – lá se vão quatro décadas inteiras.

ATUALIZAÇÃO
23/07/2020
Descobrimos um Fusca ainda mais antigo que foi restaurado recentemente. Ele está na República Tcheca e pertence a Ondrej Brom. Confira no vídeo (legendas disponíveis):
Obs: Clique em configurações e logo após “Legendas > Traduzir automaticamente”.