Como comprar um fusca: apesar de não ser mais fabricado no país desde 96, o Fusca é um dos carros mais queridos do mundo e muita gente ainda busca um exemplar, seja para colecionar, para curtir ou ainda para realizar um sonho antigo. Mas é preciso alguns cuidados na hora da aquisição, já que estamos falando sobre um carro antigo.

Vamos listar o básico para você não levar “gato por lebre”, afinal não adianta apenas estar lindo por fora. A estética pode enganar e trazer muitas dores de cabeça a medida que o veículo é utilizado. Fique atento a essas dicas e boa compra!

⚠️ Lembrando que quanto mais original, mais caro tende a ser. Por isso analise bem o alinhamento da carroceria, do capô, das portas e tampa do motor.

  • Ferrugem

Por se tratar de um carro antigo, ainda mais se tratando dos modelos mais procurados, que são dos anos 60 e 70, o veículo pode conter ferrugens. É importante verificar se a parte estrutural, assoalhos, porta malas e porta estepe estão íntegros e com pouca ferrugem. Verifique também se na caixa de estepe não há sinais de colisão ou troca.

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Exemplo de Assoalho em condições ruins | Google Reprodução

*Tire os tapetes para verificar o assoalho e a coluna central

  • Acessórios

Prefira carros mais íntegros e fieis a originalidade. Não tem problema se você curte um “tuning“, mas itens que não existiam na época do carro podem desvalorizá-lo. Fuscas com motores preparados, suspensão modificada e rebaixado, faróis de LED, amplificadores e rádios modernos, com ou sem telas de DVD, ou até mesmo o encosto dos bancos dianteiros, que são originais apenas a partir dos anos 80, devem ser itens de atenção. Lembre-se: clássicos sempre serão clássicos, prefira originalidade, quanto mais original, mais valioso e fácil revenda você vai ter.

  • Integridade do Motor

Aqui você precisa analisar o aspecto geral e estético do motor, mas duas coisas principais além disso: vazamentos e a polia!!! Não adianta um motor lindo, que parece novo, mas que tenha vazamentos e polia muito folgada.

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Google | Reprodução

A polia e deve ter uma mínima folga quando movimentada com as duas mãos. Se ela se movimentar muito é sinal de falta de ajuste ou descuido com a manutenção preventiva. Se ela estiver rígida também. Aproveite e veja a correia, se os dentes não estão gastos e se não há sinal de que ela está velha. É um item barato e que pode ser substituído na hora, mas é bom verificar.

*Verifique o funcionamento do motor: barulho e fumaça. Acelere e desacelere algumas vezes para verificar se o funcionamento está OK e a quantidade de fumaça que o carro está expelindo.

 

  • Folga nas portas e rangidos

Dê uma volta no carro e verifique se não há rangidos, isso pode indicar sinal de que o carro foi batido de forma violentas ou ainda sofreu capotagem. Verifique o alinhamento e o fechamento das portas.

  • Elétrica

Verifique se luzes e toda a parte que envolve a Elétrica do veículo está em pleno funcionamento. Faróis, setas, limpadores de para-brisas, ar (caso haja), sinalizador de emergência, radio, etc. Pergunte também sobre a bateria, se é antiga ou foi trocada recentemente, para que você se programe para a troca. Outro ponto importante demais é procurar se informar sobre o alternador.

  • Freios e dirigibilidade

Quando der uma volta no carro verifique também os freios. Veja barulho, frenagem e ruídos. Fique atento ao alinhamento, se o carro está puxando para um dos lados. Isso mostra também o cuidado com a manutenção com o dono tem com o carro e se ele está bem cuidado ou não.

  • Documentação

Fuja se tiver “enrosco” na documentação. Prefira carros sem reserva de domínio e com o Documento Único de Transferência (DUT) em branco, pronto para a transferência. Vale ressaltar aqui CUIDADO COM GOLPES! Não compre o carro sozinho. Verifique o mínimo do comprador possível. Faça um contrato de Compra e Venda do Veículo E REGISTRE EM CARTÓRIO, antes de realizar a transferência do dinheiro para a conta do vendedor.

  • E por último… Não compre na emoção!

Sério! Mesmo que você sinta aquele amor a primeira vista, aquele sentimento de que “esse Fusca tem que ser meu” você pode fazer um negócio ruim de cabeça quente, ou ainda, sem pesquisar e ter referências. Não se deixe levar apenas pela estética, como dissemos no item 1! Compare preços na internet do mesmo ano/modelo e negocie. Já é um padrão os donos colocarem “uma gordura a mais”para negociar, então, antes de bater o martelo, negocie!

Curtiu as dicas? Tem mais alguma coisa a observar que não colocar na lista? Conta pra gente aí nos comentários.

 

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7 comentários
  1. Boa noite

    Um fusca 1974 com razoável estado de conservação e documentação regular (apenas 2 donos até hj) valeria, em teoria? 4 mil resis? O preço me parece bom e quero comprar

    1. Fernando possivelmente é golpe! Cuidado!!! A não ser que esteja comprando diretamente do dono e você conheça, tenha visto o carro. Se for pela internet é arriscadíssimo. Um Fusca nessas condições que você está descrevendo vale, no mínimo, R$ 17 a R$ 20 mil.
      Espero ter ajudado! Forte abraço.

  2. Bom dia
    Estou querendo comprar um fusca e suas dicas ajudaram muito. quero pra uso pessoal, sem muita preocupação com originalidade, porém um carro que esteja bom. Percebi, se você puder ajudar com a dúvida, que alguns vem registrado como VW/fusca e outros como vw/volksvagen, por que disso?

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