Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, 29 de novembro de 2002, mais precisamente na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Nesse dia teve início a história que culminaria com uma parceria homem-máquina que perdura até hoje…

Lá estava eu, estava cursando a faculdade de Ciências Biológicas/Ecologia e estava concorrendo com meu trabalho acadêmico ao “Prêmio Talento Universitário”.

Anualmente esse evento agraciava trabalhos destacados de alunos, de todas as áreas do conhecimento, mediante eliminatórias de projetos escritos e apresentações orais para bancas de professores e profissionais do comércio local.

Após passar pelas eliminatórias fui selecionado para apresentar meu trabalho, juntamente com os demais finalistas, na cerimônia final de revelação e premiação dos vencedores, na noite do dia 29 de novembro de 2002.

Para minha grata surpresa, fui o vencedor daquela edição do Prêmio. Como reconhecimento, ganhei um cheque por parte dos organizadores, no valor de R$ 4.000,00, além de participação em um comercial da universidade na época…

Fonte: Boletim da UNISC, 29 de novembro de 2002 (arquivo pessoal do autor).

Bom, mas e o Fusca? Onde entra nessa história? Calma, estamos quase lá! Ao término da cerimônia, fui correndo até o “orelhão” mais próximo (assim chamávamos os telefones públicos, que funcionavam com fichas e cartões, caso você tenha vindo ao mundo a partir dos anos 2000, eu não tinha um celular em 2002) para contar a boa nova a meus pais.

Minha mãe atendeu e ao saber da notícia foi logo chamar meu pai, e a ele eu disse só telefone: ” – pai, eu consegui! Estou voltando pra casa, com o primeiro prêmio, e a partir de amanhã tu vais me ajudar a procurar meu primeiro carro!”… E assim foi, nos dias seguintes iniciamos a busca pelo primeiro carro.

Estava eu com os meus 21 anos, e até então não havia conseguido juntar dinheiro para comprar meu primeiro carro, sim, eu queria muito ter um carro na época, meu pai era muito ciumento com o seu carro, não estava ao meu alcance (risos…).

Eu já estava até esquecendo o aprendizado da auto escola, pois não tinha como praticar. Logo isso deixaria de ser uma frustração, para ser uma história de muitas aventuras. Finalmente encontramos o carro, um

Fusca, sim, um Fusca azul “calcinha” (nome popular para a cor azul caiçara), motor 1300 Standard, amo/modelo 1975. Esse carro havia sido de um senhor, o qual havia passado ao seu filho e então esse filho estava vendendo o Fusca, que Deus trouxe ao meu caminho nesse mundo. Fechei o negócio, na época por R$ 3.500,00 (com o restante do dinheiro do prêmio, paguei umas pequenas dívidas que tinha e pronto, vida que segue). Agora lá estava eu, com meu primeiro carro, porém contando moedas no bolso…contudo, feliz.

Fonte: Arquivo pessoal do autor.

No dia 13 de dezembro de 2002 o Fusca foi passado oficialmente para o meu nome, o qual batizei de Ferdinand (sim, eu sou desses que dá nome de gente para um carro…). Ainda guardo o manual original e a chave reserva, com muito carinho.

Não penso em vender esse carro (você venderia um membro da sua família? Sim, eu considero esse Fusca como um membro da minha família….), e o conservo em ótimas condições de uso.

Foi o meu braço forte do dia a dia por 16 anos, fazia tudo com ele (ir para o trabalho, faculdade, supermercado, passeio, viagem). Inclusive durante meu doutorado em Biotecnologia (UFSC) em 2012, cruzava as fronteiras dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina com ele, graças ao bom Deus nunca fiquei na estrada por problemas no Ferdinand, fiz o trajeto de 1200 quilômetros (ida e volta) 8 vezes.

Quantas aventuras meu velho amigo de ferro, meu cúmplice, meu Volkswagen.

Hoje dois “quarentões”, o que o destino reserva para nós?

Texto escrito enviado pelo nosso leitor: Pablo Gressler

 

Aviso:

Este Blog é independente e não é produzido, patrocinado ou afiliado com a marca/empresa Volkswagen™. Todas as opiniões expressadas no Blog blogdofusca.com.br ou em nossas redes sociais não tem nenhuma relação e podem não ser as mesmas da Volkswagen™ e/ou seus fundadores.


This Blog is independent and is not produced, sponsored or affiliated with the Volkswagen™ brand/company. All opinions expressed on the Blogdofusca.com.br or on our social networks have no relation and may not be the same as those of Volkswagen™ and/or its founders.

2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.