Blog do Fusca ❤ Apaixonados por Fusca | Tudo sobre Fusca
  • Dicas
    • Dicas

      Cabo do Acelerador do Fusca: como NUNCA MAIS…

      Dicas

      Como comprar um Fusca [Guia básico para não…

      Dicas

      Como reduzir o cheiro de Gasolina do Fusca

      Dicas

      Como usar a tampa do motor corretamente? [Mantenha…

      Dicas

      Vale a pena Reformar ou Restaurar um Fusca?…

  • Inspiração
    • Todos História do Leitor
      História do Leitor

      Ferdinand, o Fusca azul Caiçara

      Dicas

      Cabo do Acelerador do Fusca: como NUNCA MAIS…

      Dicas

      Vale a pena Reformar ou Restaurar um Fusca?…

      Inspiração

      Melhores Perfis no Instagram de Donos de Fuscas…

      História do Leitor

      Ferdinand, o Fusca azul Caiçara

  • História
    • Fabricação
    • Propagandas Históricas
    • ★ Especial: Maiores Curiosidades
    • Mais Curiosidades
  • Cadastre um Clube
Blog do Fusca ❤ Apaixonados por Fusca | Tudo sobre Fusca
  • Dicas
    • Dicas

      Cabo do Acelerador do Fusca: como NUNCA MAIS…

      Dicas

      Como comprar um Fusca [Guia básico para não…

      Dicas

      Como reduzir o cheiro de Gasolina do Fusca

      Dicas

      Como usar a tampa do motor corretamente? [Mantenha…

      Dicas

      Vale a pena Reformar ou Restaurar um Fusca?…

  • Inspiração
    • Todos História do Leitor
      História do Leitor

      Ferdinand, o Fusca azul Caiçara

      Dicas

      Cabo do Acelerador do Fusca: como NUNCA MAIS…

      Dicas

      Vale a pena Reformar ou Restaurar um Fusca?…

      Inspiração

      Melhores Perfis no Instagram de Donos de Fuscas…

      História do Leitor

      Ferdinand, o Fusca azul Caiçara

  • História
    • Fabricação
    • Propagandas Históricas
    • ★ Especial: Maiores Curiosidades
    • Mais Curiosidades
  • Cadastre um Clube
História do Leitor

Ferdinand, o Fusca azul Caiçara

Por Tibério Lemes 1 de setembro de 2020

Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, 29 de novembro de 2002, mais precisamente na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Nesse dia teve início a história que culminaria com uma parceria homem-máquina que perdura até hoje…

Lá estava eu, estava cursando a faculdade de Ciências Biológicas/Ecologia e estava concorrendo com meu trabalho acadêmico ao “Prêmio Talento Universitário”.

Anualmente esse evento agraciava trabalhos destacados de alunos, de todas as áreas do conhecimento, mediante eliminatórias de projetos escritos e apresentações orais para bancas de professores e profissionais do comércio local.

Após passar pelas eliminatórias fui selecionado para apresentar meu trabalho, juntamente com os demais finalistas, na cerimônia final de revelação e premiação dos vencedores, na noite do dia 29 de novembro de 2002.

Para minha grata surpresa, fui o vencedor daquela edição do Prêmio. Como reconhecimento, ganhei um cheque por parte dos organizadores, no valor de R$ 4.000,00, além de participação em um comercial da universidade na época…


Fonte: Boletim da UNISC, 29 de novembro de 2002 (arquivo pessoal do autor).

Bom, mas e o Fusca? Onde entra nessa história? Calma, estamos quase lá! Ao término da cerimônia, fui correndo até o “orelhão” mais próximo (assim chamávamos os telefones públicos, que funcionavam com fichas e cartões, caso você tenha vindo ao mundo a partir dos anos 2000, eu não tinha um celular em 2002) para contar a boa nova a meus pais.

Minha mãe atendeu e ao saber da notícia foi logo chamar meu pai, e a ele eu disse só telefone: ” – pai, eu consegui! Estou voltando pra casa, com o primeiro prêmio, e a partir de amanhã tu vais me ajudar a procurar meu primeiro carro!”… E assim foi, nos dias seguintes iniciamos a busca pelo primeiro carro.

Estava eu com os meus 21 anos, e até então não havia conseguido juntar dinheiro para comprar meu primeiro carro, sim, eu queria muito ter um carro na época, meu pai era muito ciumento com o seu carro, não estava ao meu alcance (risos…).

Eu já estava até esquecendo o aprendizado da auto escola, pois não tinha como praticar. Logo isso deixaria de ser uma frustração, para ser uma história de muitas aventuras. Finalmente encontramos o carro, um

Fusca, sim, um Fusca azul “calcinha” (nome popular para a cor azul caiçara), motor 1300 Standard, amo/modelo 1975. Esse carro havia sido de um senhor, o qual havia passado ao seu filho e então esse filho estava vendendo o Fusca, que Deus trouxe ao meu caminho nesse mundo. Fechei o negócio, na época por R$ 3.500,00 (com o restante do dinheiro do prêmio, paguei umas pequenas dívidas que tinha e pronto, vida que segue). Agora lá estava eu, com meu primeiro carro, porém contando moedas no bolso…contudo, feliz.

Fonte: Arquivo pessoal do autor.

No dia 13 de dezembro de 2002 o Fusca foi passado oficialmente para o meu nome, o qual batizei de Ferdinand (sim, eu sou desses que dá nome de gente para um carro…). Ainda guardo o manual original e a chave reserva, com muito carinho.

Não penso em vender esse carro (você venderia um membro da sua família? Sim, eu considero esse Fusca como um membro da minha família….), e o conservo em ótimas condições de uso.

Foi o meu braço forte do dia a dia por 16 anos, fazia tudo com ele (ir para o trabalho, faculdade, supermercado, passeio, viagem). Inclusive durante meu doutorado em Biotecnologia (UFSC) em 2012, cruzava as fronteiras dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina com ele, graças ao bom Deus nunca fiquei na estrada por problemas no Ferdinand, fiz o trajeto de 1200 quilômetros (ida e volta) 8 vezes.

Quantas aventuras meu velho amigo de ferro, meu cúmplice, meu Volkswagen.

Hoje dois “quarentões”, o que o destino reserva para nós?

Texto escrito enviado pelo nosso leitor: Pablo Gressler

COMPARTILHE
0
FacebookTwitterPinterestWhatsappTelegramEmail
Tibério Lemes
Tibério Lemes

Marketeiro Digital e apaixonado por Fusca❤️ como todo bom brasileiro! Criador do BlogDoFusca.com.br e entusiasta dos clubes e encontros de Fusca pelo Brasil.

Post anterior
Cabo do Acelerador do Fusca: como NUNCA MAIS ter ele quebrado!
Próximo post
Linha do Tempo do Fusca no Brasil e no Mundo

Deixe seu comentário Cancelar resposta

Salve meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

*Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio de seus dados por este site.

PESQUISAR NO BLOG

CATEGORIAS

  • Dicas
  • História
    • Curiosidades
    • Fabricação
    • Propagandas Históricas
  • Inspiração
    • História do Leitor
banner-instagram-fusca-sidebar
banner-facebook-fusca-sidebar
banner-seja-um-autor-fusca-sidebar
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest
  • Tumblr
  • Whatsapp
Footer Logo
  • USO E PRIVACIDADE
  • SEJA UM AUTOR
  • CADASTRE UM CLUBE
  • CONTATO



© BlogDoFusca.com.br - Todos os direitos reservados.

Badge Hosted by Configr

Criado sob licença CC BY - Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis.

Compartilhe e nos ajude: não se esqueça dos créditos ;)



Este Blog é independente e não é produzido, patrocinado ou afiliado com a marca/empresa Volkswagen™. Todas as opiniões expressadas no Blog blogdofusca.com.br ou em nossas redes sociais não tem nenhuma relação e podem não ser as mesmas da Volkswagen™ e/ou seus fundadores.



This Blog is independent and is not produced, sponsored or affiliated with the Volkswagen™ brand/company. All opinions expressed on the Blogdofusca.com.br or on our social networks have no relation and may not be the same as those of Volkswagen™ and/or its founders.


Voltar para o topo
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
Termos de Uso e PrivacidadeRecusar todosACEITAR E CONTINUAR
Privacidade

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessário
Sempre Ativado

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Não necessário

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

×