O nosso querido Fusca sempre foi sinônimo de robustez e durabilidade. Porém, muita gente não se atenta para a lógica do carro, e principalmente sobre a estratégia de resfriamento, também conhecido como Air Cooled (resfriado a ar).

Já parou pra imaginar sobre o formato do Fusca? Já viu que todo Fusca, independente do ano e modelo, tem uma grade logo abaixo do vídeo traseiro? Pois é! Ali, é praticamente o nariz do motor, é por ali que o motor respira!

aerodinamica do Fusca

Por aqui nas terras tupiniquins, muitos donos tem o hábito de andar com o capô traseiro meio aberto, seja por estética e achar mais bonito, seja na intenção de “ventilar” melhor o motor. Porém, isso não funciona assim.

tampa-do-motor-fusca-300x225
O desenho aerodinâmico do teto do Fusca, foi projetado para que o ar frio passe pelo teto e logo após para o vidro traseiro, e assim a ventoinha do motor possa sugar esse ar frio, fazendo com que o calor do motor seja totalmente dissipado para baixo do veículo (conforme as imagens).

tampa-do-capo-fusca

Observe que existem dois tipos de adaptação vendidas para “forçar” a ventilação. Veja que a cor azul representa o ar frio e a cor vermelha, representa o ar quente. Seguindo essa lógica, levando em conta que o projeto do motor precisa ter o fluxo de ar renovado, o adaptador da imagem em azul, é melhor e mais útil para o motor, do que o adaptador da imagem na cor vermelha.

Lembrando, que isso é apenas uma dica de melhoramento, visando dar mais saúde para seu motor. Compare você mesmo.

Vimos primeiro em: Antigos SA no Facebook

 

Aviso:

Este Blog é independente e não é produzido, patrocinado ou afiliado com a marca/empresa Volkswagen™. Todas as opiniões expressadas no Blog blogdofusca.com.br ou em nossas redes sociais não tem nenhuma relação e podem não ser as mesmas da Volkswagen™ e/ou seus fundadores.


This Blog is independent and is not produced, sponsored or affiliated with the Volkswagen™ brand/company. All opinions expressed on the Blogdofusca.com.br or on our social networks have no relation and may not be the same as those of Volkswagen™ and/or its founders.

3 comentários
  1. BOA TARDE
    ESTOU RESTAURANDO UM FUSCA 1982/1983, GOSTARIA DE SABER SE A TAMBA TRAZEIRA EH COM VENTILAÇAO OU LISA, POIS O MESMO ESTA COM UMA TAMPA VENTILADA, ACREDITO QUE NAO SEJA ORIGINAL.

      1. Bom dia, tenho um Fusca 1969, totalmente restaurado, minha maior vontade do mundo ir até usuaia (terra do fogo) acha que consigo criar uma vaquinha para isto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você vai gostar também